OFICINA/WORKSHOP:

O ATOR INCONFORMADO

 

O Ator - Inconformado

 

Professor Orientador: Vinícius Piedade

 

DURAÇÃO: Adaptável 

 

1 - Justificativa

 

A partir de um núcleo de pesquisa teatral fundamentado na experiência prática de Vinícius Piedade na construção de seus espetáculos que são focados no ator e na expressividade de seu corpo, voz e na busca de uma construção dramatúrgica própria, esta oficina visa propor ao ator/atriz pesquisar-se e descobrir-se expressivo/a, capaz de com corpo, gesto e voz, realizar um potencializador encontro teatral com o público.

 

2 - Objetivos

 

Detectar o que cada artista tem a propor para a cena, o que é muito pessoal e intransferível, e potencializá-lo tecnicamente a aprofundar uma pesquisa no sentido de uma criação própria.

 

3 – Programa

 

No início, o foco do trabalho é a disponibilidade corporal e expressiva para cena. O corpo com seus possíveis movimentos e gestos será trabalhado com um foco para nuances rítmicas possíveis e, sobretudo, o domínio dessas possibilidades rítmicas (lento, brusco, suave, estático e suas infindáveis ramificações). A desconstrução do “corpo do dia a dia” e a busca da expressividade nesse modo de corpo também será trabalhado nesse estágio. Através de exercícios práticos também trabalharemos e refletiremos sobre a questão da PRESENÇA do ator no palco. Será a partir dessa consciência que se dará todo o trabalho.

Em seguida o trabalho será a elaboração de uma partitura de movimentos. A pesquisa de movimentos e gestos com suas infinitas possibilidades rítmicas será feita a partir dessa partitura que será construída primeiramente coletivamente e em seguida individualmente. Depois de estabelecido o domínio das partituras, aos poucos, trabalharemos a desconstrução para uma criação de novas partituras e novas possibilidades rítmicas. Para uma melhor apropriação dessas partituras individuais o trabalho do movimento lento e do movimento brusco será fundamental.

Será feito a seguir, um trabalho em cima dos signos emocionais como alegria, tristeza, raiva, saudade e como esses signos refletem no corpo. O experimento central se dará na expressividade das diferentes intensidades emocionais de cada signo abordado e a junção disso com os movimentos através da partitura. Unindo os movimentos das partituras com os signos emocionais conhecidos, a investigação se dará no sentido de uma reflexão prática sobre novas possibilidades de expressão de tais signos.

A seguir a questão da palavra e suas possibilidades sonoras e dramatúrgicas entram em foco. O trabalho se dará através de músicas ou textos. As músicas serão cantadas, ditas, sussurradas, invertidas, enfim, trabalharemos diversas possibilidades de expressar as palavras dessa música ou texto, seja trabalhando com os diferentes signos emocionais, seja trabalhando de maneira crua com a palavra e seus ritmos. A investigação de caminhos diferentes de uso desse material artístico focará o trabalho do artista com domínio total do que expressa.

Ao final, juntaremos o corpo com a palavra.

O texto ou música utilizados, será unido a partitura criada no início, em busca de um trabalho de intensificação das diferentes intensidades e ritmos possíveis para cada um.

Uma reflexão sobre a dramaturgia pessoal, se dará no momento em que desconstruirmos a partitura e o texto escolhido, em busca de uma poética pessoal a partir das questões mais urgentes para cada artista.

O trabalho técnico em junção com esse modo individual de trabalho visa proporcionar ao artista um melhor direcionamento do seu foco expressivo. Cada um iniciará a construção de seu próprio solo nessa junção do construído com o desconstruído, do corpo com a voz, do texto com o gesto, do movimento com a palavra, do silêncio com a presença. A partir daqui, inicia-se o processo de construção dos solos que em suas versões germinais serão refletidos e aprofundados por todos.

 

4 – Metodologia

 

Aulas essencialmente práticas com fundamentação teórica através da exposição verbal do orientador.

 

5 - Público alvo

 

Atores profissionais e atores iniciantes a partir dos 14 anos.

 

6 - Recursos necessários

 

Sala ampla e silenciosa

Cadeiras

Aparelho de CD

 

 

Mais detalhes em