Posts Em Destaque

CARTA ABERTA PARA MINHA MÃE E PARA MINHA IRMÃ

March 17, 2016

CARTA ABERTA PARA MINHA MÃE E PARA MINHA IRMÃ

54.501.118 votaram na Dilma nas eleições de 2012. Não muito mais que seu oponente: 3.459.963 a mais. Certamente muitos desses que a elegeram mudaram de ideia, seja por ela não ter seguido a linha prometida na campanha, seja por influência da oposição em consonância com a imprensa contrária a ela. Hoje certamente ela não seria eleita. Mas a questão é que em uma democracia as coisas não funcionam dessa forma. Não basta se mudar de ideia pra reescrever a história ou anular as eleições. Tentar mudar as regras do jogo com o jogo rolando é mudar o jogo. É colocar em xeque todas as regras do jogo. É colocar em xeque as intenções de todos perante o jogo. É querer redefinir o jogo. É acabar com o jogo. E isso é possível. As revoluções fizeram dessa forma. E os golpes também fizeram exatamente isso. E é preciso lembrar que desde o dia seguinte ao resultado das eleições, a oposição já começou a questionar a legitimidade da vitória afirmando uma possível fraude (que nunca se comprovou). Como esse argumento não colou, a partir daí TODA semana buscaram argumentos/motivos pra depor a presidente. 
A NÃO ACEITAÇÃO DAS REGRAS DEMOCRÁTICAS CONFIGURAM-SE SIM EM GOLPE. 
Mas é preciso ter coragem pra assumir esse discurso. É preciso saber que ao assumir esse discurso, a democracia do Brasil estará em risco. Esse pra mim é um ponto essencial.
Agora respondendo diretamente a indagação de vocês, mãe e Má que sabem que votei na Dilma e que questionaram nos últimos tempos a razão do meu silêncio sobre esse tema, como se eu fosse conivente com tudo que há de podre no reino da Dinamarca. Vez em quando é melhor calar do que fomentar mais ódio, ressentimento e mágoas. Não me posicionei contrário as manifestações em momento algum. Não ironizei ou ridicularizei os que foram, justamente porque acredito que todos tem que ter a liberdade de se manifestar. Mas intimamente eu não concordei com a principal bandeira desses protestos. Se a motivação fosse a corrupção de fato eu estaria lá. Mas como vi que os lideres de tais protestos sempre foram seletivos ao escolherem os corruptos que queriam presos, percebi que o objetivo sempre foi único: derrubar a presidente democraticamente eleita. 
Não estou satisfeito com o governo Dilma. Tampouco pude saber como poderia ter sido esse governo porque ela não conseguiu sequer começar a governar. Pra mim suas escolhas de ministério foram um equívoco justamente por terem ido contra as suas propostas de campanha. Mas ainda assim não vejo razões democráticas pra exigir seu impeachment. Minha resposta a tudo isso se dará (espero) nas urnas em 2018. Não pretendo votar na continuidade desse projeto. Mas a oposição tampouco abarca minhas crenças. 
É evidente que a reforma política deveria ter sido feita há tempos. Esse sistema está em pauta e merece ser questionado. Estamos em um momento único da nossa história. E talvez pra entender tudo o que estamos vivendo hoje precisaremos da sabedoria do tempo. 
A polaridade chegou num patamar perigoso. Se a mesa for virada de fato, os que estão do outro lado também não vão aceitar os seus desdobramentos sejam quais forem. Não devem aceitar. E aí é que vamos ter que reescrever TODAS as regras. 
Quando conseguiremos jogar o tal jogo com as regras sendo realmente respeitadas novamente? Quando vamos poder conversar civilizadamente sobre política sem sangue nos olhos? Será que queremos coisas tão diferentes assim pra nosso país?
Aos que querem a derrubada da presidente a todo custo, custe o que custar, quero dizer que o custo é um só e é preciso ter consciência disso: a nossa democracia.
Sem mais, com amor, sem ódio e com expectativa de dias melhores, 
vini.

Please reload

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

November 6, 2019

September 17, 2019

September 12, 2019

September 9, 2019

August 19, 2019

August 12, 2019

August 5, 2019

August 2, 2019

June 16, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga